Tarte de Côco e Banana

Inventei esta receita há uns dias, tendo como objectivo fazer uma sobremesa vegan, crua (“raw”) e sem açucares refinados. Há muitas muitas receitas pela internet mas modéstia à parte…… Esta é HIPER MEGA ULTRA DELICIIIIOSA e SAUDÁVEL!!

Para quem é novo nas matérias, não se assuste com alguns ingredientes, é só alargar os horizontes e pedir ajuda no supermercado para encontrar as coisas, está lá tudo 🙂

Para quem é de Lisboa e arredores, façam o favor de ir ao Miosótis (ao pé do El Corte Inglês), o MELHOR supermercado do mundo! É tudo biológico com preços muito bons (tudo o que é sementes, frutos secos e afins é ainda mais barato do que nos supermercados comuns, e de melhor qualidade!).

Dá para 4 pessoas, numa forma pequena (20 cm diâmetro):

Base:

1 mão cheia de amêndoas

1 mão cheia de avelãs

2 ou 3 mãos cheias de aveia

5 tâmaras

¼ caneca de maple syrup (xarope ácer) (ou agave ou mel) = +-3 colheres de sopa

Recheio

1 caneca cheio de coco ralado

1 + 1/3 caneca de água

2 colheres de sopa de sementes de chia

2 colheres de sopa de óleo coco

¼ copo de agave (ou mel)

Meio pacote de agar agar (1g) + 2 colheres sopa água (é uma gelatina vegan em pó)

Cobertura

1 caneca de cajus

1 colher de sopa da mistura de coco, espremida num guardanapo de algodão ou pano de queijo

¼ caneca agave

2 bananas grandes

Sumo de 1/2 limão

Instruções:

Comece por fazer o recheio de coco. Triture à velocidade máxima, durante  2 minutos, o coco ralado com a água e o agave. Retire a mistura para uma taça e junte as sementes de chia. Dissolva o agar agar em pó em 2 ou 3 colheres de sopa de água e depois leve a lume brando 2 minutos (ou consoante as instruções da embalagem). Junte à mistura de coco. Derreta o óleo de coco e junte. Mexa suavemente e leve ao frigorífico.

Faça agora a base. Triture as avelãs, amêndoas, aveia e tâmaras até ficar tipo crumble (não em pó). Junte o Maple Syrup/Xarope de ácer. Faça um bola com esta mistura (se não estiver suficientemente “pegajosa” junte um pouco mais de maple syrup) e coloque na forma, com jeitinho, cobrindo todo o fundo. Leve ao frigorífico.

Faça o topping (absolutamente delicioso!): Triture os cajus à velocidade máxima, até ficar em pó. Retire uma colher de sopa da mistura de coco, coloque sobre um guardanapo de pano (de preferência de algodão), feche-o e esprema o líquido para a mistura dos cajus (no fundo sairá uma espécie de leite de coco). Triture para envolver. Junte o agave e triture novamente até ficar tipo pasta (se for necessário ir mexendo com uma colher). Juntar as bananas e triturar. A mistura deve ficar cremosa. Espremer o sumo de meio limão e mexer.

Retire a forma do frigorifico e coloque por cima a mistura de coco, que já deve estar quase sólida e não liquida (as sementes de chia vão inchar e ajudar a solidificar). Se vir que ainda não está suficientemente sólida para colocar a mistura da banana por cima, leve ao frigorífico mais meia hora e depois coloque então a cobertura.

Voilá!

NOTA: Sempre que digo “caneca” ou “copo” uso como medida estes copos do IKEA (são copos pequenos) http://cdn.ikeafamilylivemagazine.com/image/22072014123410/80774.jpg?w=1024

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s